Sobre o iPhone do iPhone

Resolvi dividir com voces algunas impressoes sobre estes primeiros meses de uso do iPhone e nada melhor do que escrever este post do proprio objetobde analise.Bom primeiro a digitacao, voces ja perceberam que os acentos ainda nao estao por aqui. Com a internacionalizacao do iPhone e o lancamento do iPod touch isso ja esta sendo resolvido. Ainda nao fiz o update para o 1.1.1, mas esta tudo pronto e devo fazer em breve. Quanto a velocidade de digitacao estou aprimorando cada vez mais. Este post eu estou escrevendo no Safari no modo landscape e o espacamento das teclas eh maior. Mas agora mudei para o modo normal e a velocidade nao alterou tanto. Estou digitando direto com os dois dedoes mas o aconselhavel para quem comeca eh usar o indicador ate pegar velocidade. O dicionario automatico hoje mais me ajuda do que atrapalha. No comeco eu tive que ensinar um monte de palavras para ele e hoje sempre que eu digito algo errado ele corrige. Quando tiver o dicionario em portugues a coisa vai melhorar.Bom, um dos pontos fortes eh a estabilidade, estou ouvindo musica e digitando no Safari sem problema. Agora ha pouco tocou o teleone eu atendi e depois tudo voltou ao estado anterior a ligacao, maravilha mesmo. O YouTube movel eh um vicio, os widgets de tempo sao bem legais assim como o Google Maps. O Safari so falta ter Flash para ficar perfeito. A leitura de textos eh tao perfeita que as vezes eu prefiro ler algumas coisas no iPhone do que no meu Mac. O mail tambem esta muito bom e eu estou usabdo muito.

Agora o que pode melhorar: acho o teclado em modo landscape em todos os aplicativos pode ser uma boa. O phone bluetooth funciona perfeito com um otimo som, mas so isso com o bluetooth eh muito pouco, cade o sincronismo com o Mac e PC. Com o meu N95 eu sincronizo tudo… Outro grande problema eh copy and paste. Ninguem acredita como isso eh possivel. Do que adianta colocar um Mac OS X com suas possibilidades multitasking se nao ah como copiar e colar? Tem mais coisa como ichat, gravacao de video, MMS, GPS e por ai vai… Mas o que ralmente importa aqui eh a interface, eh uma quebra completa de paradigma e tenho certeza que o resto vem depois. Outro dia eu estava assistindo o lancamento do iMac, que ja faz 9 anos, no iPhone… O trabalho feito neste periodo eh impressionabte mesmo. Depois escrevo mais sobre isso, estou coletando material. Por enquanto vou apertar publish e continuar escutando a minha musiquinha…

No Responses

  1. David Lattaro
    David Lattaro October 20, 2007 at 8:55 pm |

    hahaha, legal professor… curti esse post via iphone. eu continuo na paquera infinita. mas ainda não acho q seja um bom momento pra comprar…. vou aguardar mais um pouco ainda…. 🙂

  2. Décio95
    Décio95 October 20, 2007 at 11:11 pm |

    Mermão, sem tirar nem por faço minhas as sua palavras. Eu estou respondedo do iphone, mas já estou com o 1.1.1 Não sei se foinbesteira minha mas ainda n consegui fazer o corretor funcionarnem português. Acentuar é possivel mas da preguiça pois vc tem que segurar a tecla para aparecr as opções de acentuação. Depois vc desliza o dedo até aletra opção desejada. Eu ja tava acostumado commaçã + n pra ~ É um pouco mais trabalhoso. Bom , com relação ao Safari, eu só n aposento o mac book pro em definitivo pra ler o jornal na cama quando o site pede flash (carioca morando em Sp não vive sem o Jornal do Brasil) Tenho a impressão de que muito que nos faz falta, com flash, copy past e sync por bluetooth deve vir nos updates de firmware, que a Apple vai liberando pra nos tentar a fazer o update e rebloquear o iphone. Talvez a noticia de iphones desbloqueados na terra dos irredutiveis aponte caminhos mais faceis para os hackers chegarem ao desbloqueio. Bom, nem sinto muita falta de camera de vídeo, mas não sei se é possivel pelo menos no hardware desse iphone. Talvez fique pro iphone 2.0, que se bibear aparece quando ele pisar de verdade na Europa, junto com GPS, 3G e uma camera com resolução melhor. Creio que a Apple sempre foi preocupada com coisas legais, funcionais e bonitinhas. Por isso 3G e GPS poden ainda precisar de ajustes de hardware para não incharem o tamanho do aparelho e não debilitarem a consumo de bateria. Agora, creio que nada foi mais mesquinho do que segurar os ringtones no itunes. Se eu quiser colocar a voz do meu filho como ringtone isso tem no itunes store? Eu comprei o itoner da Ambrosia e já tenho o ringtone que eu quero. Bom, é isso. E parabens pela nota sobre o blue box e os tempos de pirata e cadei do Jobs e do Woz. Guardei aquilo nos meu
    favoritos pra lembrar como a vida da volta.

  3. Décio95
    Décio95 October 21, 2007 at 3:14 am |

    Ah…e só pra lembrar. Semana passada fiquei fuçando o N95 do meu primo, e cheguei a conclusão de que o iPhone deixa a gente besta mesmo.
    Achei muito dificil a navegação na internet e quando dei por mim tava tocando a tela como se fosse multitouch…

  4. edupel
    edupel October 21, 2007 at 11:51 am |

    David, a decisão de comprar é difícil e pessoal mesmo. Mas não te esquece se por um acaso te arrependeres vender é muitíssimo fácil.

  5. edupel
    edupel October 21, 2007 at 11:56 am |

    Décio, puxa obrigado pelos seus comentários. É legal poder trocar experiências com outros usuários. Vou fazer o upgrade e depois comento sobre o teclado. E, realmente, tirando 3G, câmera e GPS o resto tudo deve vir por software. Se bem que EDGE da TIM em Porto Alegre esta bem boa em alguns momentos. Ontem testei pela primeira vez o YouTube nesta conexão e rolou bem legal. Acho que vou fazer um vídeo demonstrando isso. Quanto ao N95 a minha grande vantagem foi ter usado ele antes do iPhone 🙂 Realmente fazer o processo inverso é impossível. Meu sonho era que a Apple adotasse alguns conceitos do N95, mas claro mantendo a interface. Não me desfaço do Nokia por enquanto principalmente para usar em viagens onde um GPS e uma boa câmera no mesmo aparelho é algo matador. Obrigado pelos comentários.

  6. Décio95
    Décio95 October 21, 2007 at 1:03 pm |

    Bom, sempre existiu uma aura meio open source em torno da Nokia. Algo meio parecido com o suposto idealismo “jobisniano” do tempo em que a IBM era o grande irmão.
    A Nokia é vista como como uma espécie de Apple e Linux da telefonia. Coisa de gente descolada, que curti Apple, admira a Orange, escuta rock indie, som lounge e não perte um filme novo do Von Trier. Na minha opinião é ai que mora a grande sombra que espreita como concorrente do iPhone. Ainda mais quando a Nokia se toca e parte parte para uma interface multitouch. Com certeza não existiriam limites impostos por acordos com operadoras. Um telefone com voip com a bençãodo fabricante. Falando nisso ouvi dizer que eles vão começar a vender o N95 com windows mobile… bom enquanto existir a opção do Simbia o mundo ainda é livre. Quem sabe em um futuro proximo a gente não ta fazendo dual boot pelo iNokiaPhone.

  7. edupel
    edupel October 22, 2007 at 2:17 pm |

    Décio, depois do chip Intel e do BootCamp eu não duvido mais nada. Uma plataforma completamebte aberta de celular seria algo muito bacana mesmo. Se outras usassem o Maemo que a Nokia uso no N810 seria ótimo.

Leave a Reply