
3 fatos me chamaram a atenção em relação ao iPhone nestes últimos dias.
Primeiro que em 4 dias o SDK do iPhone foi “baixado” 100.000 vezes. Isso significa muita coisa legal em junho quando for liberado o sistema 2.0. Para baixar o kit de desenvolvimento é só fazer um cadastro gratuito, já para fazer a publicação do produto final na App Store é preciso se filiar como desenvolvedor por U$ 99,00.
Outra coisa interessante é que os hackers já fizera o desbloqueio (jailbrake) do sistema 2.0 através deste mesmo SDK. É que o kit possui um emulador completo 🙂
Por último, saiu uma notícia na Reuters Brasil dizendo que metade do acesso móvel no Brasil foi feito via iPhone. Isso é interessante já que não temos iPhones oficiais aqui no Brasil… Claro, que o Touch deve também ser computado.
Update: Parece que o pessoal conseguiu transpor o sistema 2.0 para o iPhone, olhem este vídeo.
“…já para fazer a publicação do produto final na App Store é preciso se filiar como desenvolvedor por U$ 99,00.” E um mal-estar percorreu o auditório como já havia acontecido quando Jobs liberou aplicativos de terceiros pro iPhone somente por meio da Web.
A justificativa é que assim é mais seguro. Mas não era OS mais seguro do mundo, imune e tal?
Um pouco de advogado do diabo 🙂
O que é um emulador e para que serve?
Na verdade tô torcendo pra que tudo isto dê certo. Logo o preço baixa e todo mundo vai poder comprar os genéricos, pelo menos.
Na Folha do último domingo, reportagem do Clóvis Rossi relatava que as negociações entre Apple e Telefónica (Vivo) para trazer o iPhone para o Brasil estavam em acertos finais. O aparelho começaria a ser comercializado daqui a dois meses, no dia das mães. Como goraram as Apple Stores em São Paulo, é melhor esperar para soltar fogos. Sendo o aparelho desbloqueado pela iTunes, como eles fariam no Brasil, onde inexiste?
Notícias do Android?
Preguiça de mandar aquele mail.
Falamos qualquer hora.
Abraço.
Pellanda, como fica a apple com a nova legislação brasileira para delefonia móvel. Já que os aparelhos devem ser desbloquiados. Um contrato seguindo os moldes da que foi feito nos Estados Unidos seria ilegal… E agora? hehehehe…
Abração
Ricardo, pois é… na realidade para o sistema ser seguro mesmo ele tem que ter algumas proteções. Acho que a Apple tem uma parte de razão em tentar proteger o aparelho. Vamos ter certeza que mesmo aqueles freewares mais simples não terá nenhum código malicioso.
Emulador é um sofware que imita a operação de outro dispositivo. No caso do SDK do iPhone temos no Mac um “iPhone virtual” exatamente igaul ao real para testar as aplicações. Mas o legal é que este iPhone já possui o sistema novo.
Ah, e quanto ao Android que eu esqueci de falar está a caminho. Parece que o código inicial tinha vários problemas que já formam corrigidos. Nas últimas feiras o pessoal tem demonstrado protótipos bem interessante. Estou de olho e qualquer coisa eu coloco aqui no Blog.
Thales, acho que vai ser como na França. Teremos o iPhone parcialmente desbloqueado. Ele vai poder ser usado em qualquer operadora brasileira mas não um chip de outro país.