Depois do WiFi que cobre uma área local e do 3G ou WiMax que abrange a cidade existe ainda o satélite, que cobre a Terra como vocês devem imaginar. Houve já algumas tentativas frustradas pelo pouco uso desta tecnologia, mas agora parece que teremos uma nova investida. Trata-se da TerreStar que deve lançar o serviço ainda este ano.
Eles estão prometendo este smartphone da Elektrobit (foto) com Windows Mobile que possui WiFi, 3G, Bluetooth e Satélite data. Isso é realmente levar o conceito da ubiqüidade até o último limite. Não haverá “sinal fraco” em nenhum lugar e até na Antártica irá ser possível responder um email. Como lidar com isso? Ai é um outro debate.
Acredito que o pessoal que investe e trabalha com tecnologia voltada a mobiles, deveriam lançar algum tipo de satelite com potencia de sinal suficiente para que um mobile possa receber e enviar dados. Talvez ate acabariam com as antenas em torres, edificios ‘monstruosos’, Morros e Serras.
Michael, essa é a idéia da rede proposta pela TerreStar. Mas o uso tem que ser mais massivo para poder concorrer com as teles tradicionais.