Quando se falava da falta de várias funcionalidades no lançamento do iPhone 1.0 se sabia que um dia a Apple iria implementar tudo o que era preciso. Bom, hoje foi este dia. A versão 3.0 tem tudo o que deveria ter desde o começo, mas que por razões obvias de complexidade no desenvolvimento da plataforma não puderam ser construídas. Se na versão 2.0 ele se abriu para novas aplicações e para o mercado corporativo agora ele está pronto para ser a plataforma móvel mais avançada.
Vamos a lista de alguns detalhes importantes que para mim são expoentes desta versão:
– Copy and Paste (ok, fim de papo)
– AD2P – Bluetooth Stereo
– Outras conexões via Bluetoth (inclusive liberando este chip no no iPod Touch. Mas ainda sem teclado…)
– MMS
– Mapas com comandos de voz liberados.
– Pode ser usado como modem (só depende da liberação de cada operadora)
– Vários pequenos detalhes como email em landscape, sincronia de notas e search global no OS.
Ok, o que falta agora para competir com os outros? A única questão que ainda não ficou 100% são as backgrounds aplications que as outras plataformas aceitam e que o iPhone só vai suportar em parte e com a ajuda de um servidor para push notifications. A Apple espera poupar energia e recursos do processador com isso. Este sistema resolve a questão dos messengers mas não de rádios online ou outras aplicações que precisam estar no fundo de outra.
Bom, mas se a Apple matasse tudo não teria graça, já foi um passo e tanto. Ele deve estar disponível no verão dos EUA e pode ser instalado tanto no iPhone original quanto no 3G, mas MMS e AD2P só neste último.