30 anos do Mac

Em 1979, 5 anos antes do Mac, eu via este monitor com vários comandos e não conseguia entender como as  pessoas usariam um computador no dia-a-dia. Meu Pai, médico, estudou programação para poder todo o dia descobrir uma possibilidade nova.

Du_flou3

Ai veio o Lisa e depois o Mac. Tudo mudou, o que hoje realmente parece normal, não era na época. O mouse com controle proporcional na tela era algo mágico. Os ícones imitando a mesa de trabalho eram divertidos demais, e isso foi o ponto. O computador de uma hora para outra ficou divertido. Ai veio o prazer de usar e descobrir e o Mac conquistou casas e ambientes de trabalho.

O Windows veio como um inimigo aparente que na realidade era muito bom para nós, pois tínhamos um clube fechado e fazíamos muitas piadas, do tipo : Porque a Microsoft faz com que tu tenhas que clicar no botão iniciar para desligar o PC…

Foi na realidade uma aula de como um produto melhor não necessariamente é o mais popular. Mas nos carros também sempre foi assim. Uma BMW ou Mercedes não estavam sempre disponíveis para todo mundo. Mas isso ao mesmo tempo que era uma exclusividade sempre nos deixou com vontade que todo mundo tivesse um Mac. Alias, esse era um desafio pessoal de Jobs. Ele tinha uma moto BMW na sala da casa dele para admirar o design mas queria também que o produto fosse consumido amplamente.

Ai veio o cavalo de tróia: o iPod. Depois o iPhone, iPad e o Mac passou a não ser mais o computador exclusivo, As pessoas experimentaram e gostaram. O próprio Tim Cook falou ontem que o crescimento da Apple deixou a empresa mais livre para ousar no Mac. Não mais era preciso competir com o Windows. O nicho cresceu e as opções também. Que bom, vida longa ao Mac e tudo o que podemos fazer com ele.

Aqui uma linha de tempo da minha vida com o Mac, fora os que a família teve e os que eu usei no trabalho.

Leave a Reply