Exercício de futurologia: pesquisas, carreiras e ensino

samsung-sata-64gb-1.jpg

Para alguns cenários não precisamos ter bola de cristal para tentar entender o caminho futuro. Hoje aparelhos como iPhone e Nokia N95 são tão complexos e ao mesmo tempo portáteis que ficamos imaginando como a mobilidade da informação vai evoluir. Bom, empresas fornecedoras de componentes para estes aparelhos (e também desenvolvedora de produtos finais) como a Samsung estão trabalhando duro no desenvolvimento de memórias em estado sólido (meu Pai comentava isso há 15 anos…) para substituir qualquer peça móvel nos aparelhos. Isso diminui o peso total, o consumo de energia e aumenta a velocidade de acesso aos dados. Os primeiros laptops com estas memórias começam a chegar no mercado. Obviamente, eles são leves, rápidos e as baterias duram muito.

Por outro lado, pesquisas nos chips de rádio usando a nanotecnologia como o pessoal de Berkeley diminuem o tamanho, e a energia, para estes aparelhos se comunicarem. Qualquer acesso envolvendo fios deve realmente desaparecer, pois ficará até mais caro fazer da maneira antiga.

nanoradiocomp.jpg

Claro, que processadores e baterias também continuam neste pique de evolução. O que fazer com esta possibilidade toda? Bom parece que a Apple está mostrando o caminho. Quanto mais trabalho na interface e processamento maior pode ser a facilidade de uso e acesso a funções de maneira transparente. Não é preciso sair enchendo de possibilidades que só se transformam em itens de marketing. Na universidade temos a missão de tentar prever as possibilidades porque nossos alunos só se formam em um período de 4 anos. Neste tempo estamos vendo que tudo muda e que nem o mercado sabe direito o que precisará. Por isso, não podemos ficar dependendo do mercado e precisamos direcionar as nossas pesquisas neste sentido. Memórias em estado sólido e nanotecnologia também tem a ver com as possibilidades de comunicação no futuro. Escrevo isso porque esta semana tive o exemplo de duas alunas, uma que já esta formada e outra que sai no próximo semestre, que foram resultados deste empenho. Elas estão ocupando posições de destaque que não existiam antes.  Isso gratifica muito mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Comments (

0

)