A pioneira em comercio eletrônico surpreendeu o mundo quando mostrou que átomos podem ser vendidos mais eficientemente através dos bits da rede. Só que a proposta agora é vender bits através dos próprios bits. Há alguns meses que circulava um rumor que a Amazon iria lançar um aparelho de leitura digital, ou simplesmente e-book. Esta capa da Newsweek confirma este fato.
O aparelho vai se chamar Amazon Kindle e o display vai ser da E-ink. Esta empresa é uma subsidiaria da Philips e está dominando o mercado de papel digial. O leitor da Sony (olhem o vídeo) está usando esta tecnologia e o celular Motorola E3 também. Trata-se de um display sem luz de fundo e com um contraste muito próximo do papel. Eu vi este leitor da Sony e é realmente muito eficiente.
Além disso o aparelho da Amazon vai estar conectado na rede EVDO que permitirá a compra “over the air” de livros. Há muito que se fala desta transição do papel para os bits, mas esta é talvez umas das maiores ações. Somando toda a questão ecológica que envolve a produção de papel o livro pode realmente mudar de formato. Os jornais já estão no caminho também…
Deixe um comentário