TV Digital e Mobilidade

sony_ericsson_so903itv.jpg

Hoje entra no Brasil a maior mudança tecnológica do meio desde a transição para a TV colorida. Tenho evitado de falar sobre TV Digital porque eu e os meus colegas vamos criar um blog especialmente para este fim. Estamos estudando o tema e participando das chamadas da Finep desde o início da seleção que o governo lançou para escolhe o padrão. Um dos grande pontos de discórdia foi a questão da mobilidade. No sistema europeu, DVB-H, as próprias operadoras transmitem a programação através de suas antenas. No padrão Japonês a emissora tradicional  é quem faz  as transmissões para os aparelhos domésticos e para a celulares e outros aparatos móveis.

A questão para os consumidores é que enquanto o DVB-H existe em 57 países o ISDB (japonês) só no Japão e agora no Brasil. Não temos o ISDB exatamente como no Japão, mas a parte de transmissão e recepção é igual. Empresas como Nokia já disseram que não devem fazer celulares para este formato brasileiro e somente algumas empresas japonesas devem chegar com aparelhos por aqui. A Sony Ericsson é um exemplo. Neste ano eles lançaram o SO903i (foto acima) no Japão e parece ter grande possibilidade de termos aparelhos como ele. Infelizmente, o Nokia N77 que foi lançado na Europa também neste ano nunca vai chegar aqui. Assim como vários outros excelentes aparelhos.

Ps: O Uruguay  acaba de fechar com o sistema DVB-H

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Comments (

4

)

  1. Thales Barreto

    Pellanda… Depois os portugueses que são os burros… Cazuza já diria: “A grande piada é o Brasil.” Espero ansiosamente o blog sobre TV Digital. Queria também que se falassem no sistema desenvolvido aqui mesmo no Brasil. Se fosse possível. Vendo a entrevista do ministro das “Descominicações” na Band, tudo parece uma Grande piada. Abraços e avise quando o blog for lançado. Thales Barreto

  2. equinoXio » » Brasil inicia transmisiones de televisión digital en señal abierta

    […] nipón fue escogido en 2006 pues cumplía con los requisitos de interactividad, movilidad, alta definición y acceso desde dispositivos móviles. Luego fue adaptado a los […]

  3. Gilberto Consoni

    Será que a Nokia irá mesmo desperdiçar um mercado como o do Brasil? Logo aqui que as pessoas trocam de celular a cada Natal, Páscoa, Dias das Mães,…

  4. edupel

    Pessoal, quero deixar claro que o formato Japonês é bom do ponto de vista técnico. Ele é muito robusto, mas a minha questão é que se era para escolher um formato que só vai ter no Brasil porque não escolher um 100% nacional. Mas esta questão é ampla mesmo.
    Quanto a Nokia, acho que eles vão desprezar sim. Não há até hoje algum celular feito só para o Brasil. Vamos ver se o mercado Japonês ajuda, mas eles precisam sempre de escala mundial para compensar os custos.