Sala de aula do futuro?

remoteassisthero20060321.jpg

Hoje vi uma matéria no G1 com o seguinte título: “Em sala de aula do futuro, professor vigia aluno pelo laptop”. Além de não gostar do título um pouco batido de “sala de aula do futuro” tudo o que se imagina sobre o “futuro” da educação está longe do professor ter que fazer formação na polícia. A matéria fala de um sistema em que o professor pode vigiar se o aluno está navegando no orkut, por exemplo. Bom, se o aluno está navegando no orkut ou a aula está chata ou ele pode achar coisas interessantes para falar com o resto do pessoal.

Esta semana eu e o André Pase estávamos dando uma aula sobre Web 2.0 e resolvemos usar o Google Docs para montar a apresentação. No módulo “PowerPoint” quando colocamos a apresentaão para rodar fica um campo para chat que liberamos para todos além de aparecer no telão. Saiu muita abobrinha, claro, mas também teve várias dicas interessantes sincronizadas com a nossa aula. Uma outra coisa interessante é que em vez de eles ficarem falando todo o tempo eles usaram o chat para extravasar seus instintos comunicativos.

Usamos há muito tempo o Apple Remote Desktop (foto) que permite vigiar, bloquear e administrar todo laboratório. Mas tem uma feature mais interessante que usamos de vez em quando: se um aluno tiver algum exemplo interessante podemos dividir o desktop dele com toda a sala para que ele mostre o que descobriu. Isso me parece mais construtivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Comments (

4

)

  1. Nitrium

    Ótimo post.

  2. edupel

    Valeu 🙂

  3. nandaetges

    Muito melhor usar a tecnologia para construir, ao invés de trabalhar o conceito de desconstrução.

  4. One MacBook per child « Web Research

    […] me lembrou de uma outra postagem que li há algum tempo, em que o Pellanda comentava uma notícia do G1 sobre a sala de aula do […]