Do bolso para a BBC… ou CNN…

 

 

O Shozu é um novo canal para que o “jornalista cidadão” capte fatos e envie direto para as redações da BBC ou da CNN. Este software pode ser instalado em um celular Symbian S60 ou mesmo no Mac ou PC utilizando a plataforma AIR da Adobe. Ele permite que com um clique se faça upload para vários sites simultaneamente. A possibilidade de fazer uploads diretos para o Flickr ou YouTube a Nokia já oferecia há muito tempo, o que me chamou atenção foi este canal do cidadão com a redação. O sujeito capta uma foto ou um vídeo e envia para a BBC ou a CNN que filtram o conteúdo e apuram o fato. É uma nova forma de envolver o leitor na realização da matéria. Quase todos os jornais e grandes sites dizem que praticam este novo jornalismo, mas na prática a teoria é outra. Já tentei enviar material e comentários para alguns jornais que nem email retornam. Ai fica difícil aplicar uma renovação para trabalhar mais no contexto de rede e menos no broadcasting tradicional. Eu não me surpreendo de ver a BBC e CNN como as primeiras que fazem este tipo de link como público, elas são sempre os nossos exemplos em aula e nas nossas pesquisas.

 

Quem quiser saber mais sobre o serviço pode ver esta página explicando o produto e quem deseja se aprofundar no conceito de jornalista cidadão da uma olhada no Blog da Ana Brambilla, que é a maior especialista do assunto no Brasil. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Comments (

3

)

  1. Ana Brambilla

    Oi, Eduardo! MUUUITO bom esse post. Ele chegou em hora providencial, já que preparo uma aula para essa semana sobre plataforma mobile.

    Estive lendo um artigo do Paulo Ferreira em que ele cita muito o comecinho da internet móvel em WAP. E claaaro que lembrei no nosso WAP Famecos, de 2003 🙂

    By the way, me indicas alguma coisa da tua produção?

    beijoca!

  2. Libellus » Shozu – jornalismo colaborativo mobile num ponto só

    […] eco ao post do Eduardo Pellanda no Ubimidia… estou babando pelo […]

  3. edupel

    Aninha, que bom que gostastes. Tenho um artigo chamado “Desdobramentos dos “olhares” móveis sobre o terrorismo em Londres: como as vítimas viraram repórteres” de 2005 que está na e-compós. Mas ele não estava disponível. Vou procurar nos meus backups e te enviar.