Mesmo antes dos esforços da Apple, Nokia, Sony e Motorola ninguém duvidava que a música no celular iria ser o grande lance. Ele já está no bolso o tempo todo e com o custo das memórias despencando tudo começa a fazer sentido. Isso fez com que o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, dissesse nesta semana que o iPod iria morrer em algum ponto do futuro. Claro que a Apple já está fazendo o tema de casa para substituí-lo com o iPhone.
Um dos pontos de importância do celular para a indústria musical é o lançamento do formato SlotMusic, que consiste em vender músicas no formato MicroSD. Este cartão já é padrão em vários aparelhos, claro menos no iPhone, e está cada vez mais barato. A idéia é que se possa comprar músicas em uma loja (física) e já colocar o cartão no celular para sair ouvindo. Claro, que esta é uma tentativa também de dar alguma opção para as lojas convencionais, já que o CD não tem mais sentido do ponto de vista operacional.
Tanto a iTunes no iPhone (e iPod Touch), Comes with Music da Nokia e a loja de MP3 da Amazon no Android, da Google, me parecem ser o futuro, pois não envolve comercialização de um produto em átomo (Negroponte 1995 :-)). Mas de qualquer forma pode ser algo interessante para uma fase intermediária, estou curioso para saber se o SlotMusic sairá do chão.
Deixe um comentário