Operadoras, Planos e iPhone

Desde o começo do GSM no Brasil que eu sou leal a TIM. Por várias razões, mas talvez a principal seja o fato de estar realmente em todo o Brasil e ter um preço menos ruim para roaming internacional. Mas agora eles estão um pouco devagar com o iPhone e a rede 3G está ainda meio instável. Mesmo no E71 da minha mulher ele perde algumas ligações e como ela não usa muito 3G mudamos para o 2G. 

Quando comprei o iPhone 3G em Portugal tive que me adaptar, com um chip extra, para conseguir usá-lo aqui na TIM. Mas a experiência somada com a rede instável não foi das melhores. O grande lance do iPhone 3G para mim é o 3G….

Vendi neste fim de semana e comprei um pré-pago da Vivo. Na hora eles desbloquearam para mim e quando cheguei em casa foi só sincronizar com o iTunes já com o meu chip da TIM. Pontos para a Vivo, eles foram muito rápidos. 

Paguei mais caro pelo aparelho pré-pago, mas acho que com o tempo eu recupero ainda usando a TIM e tem a vantagem que não estou preso por 12 meses com nenhuma operadora.. Me dei conta que o meu uso é bem diferente do que as operadoras propõem, e completamente ao contrário no caso da Claro. Eu sempre tento me comunicar primeiro via e-mail, depois via SMS e por último voz. A Claro, e também a Vivo, primeiro dá privilégio para a voz e depois para os dados. Eu queria personalizar para dados ilimitados, vários SMS e um pouco de voz. Mas isso está um pouco difícil. A Vivo tem o plus de tr colocado um plano ilimitado de dados, mas a Claro acha que o iPhone é um celular comum…

Por enquanto continuo na TIM, mas a Portabilidade numérica que deve entrar aqui em Porto Alegre em janeiro vai me ajudar a pensar se esta continua sendo a melhor opção mesmo. Alias, está ação pode ser uma das melhores medidas que a Anatel já tomou. Todas as pessoas que eu conheço tem alguma reclamação da sua operadora, só não troca por causa do número do telefone. A concorrência vai aumentar e com ela a qualidade dos serviços e opções para o usuário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Comments (

5

)

  1. Walter Valdevino

    Eduardo:

    Troquei minha conexão residencial falida da BrasilTelecom há algumas semanas por um modenzinho 3G da TIM.

    Como aqui na Fernando Machado a NET é uma porcaria e estou esperando linha da GVT há 4 anos e meio (sem ironia), estava condenado à banda larga da BrasilTelecom. A velocidade era de supostos 2 Mbps, mas passei várias semanas medindo e, durante o dia, raramente passava de 100 kbps (já consegui incríveis 39 kbps). Fora a instabilidade, que impedia assistir a streams ao vivo ou mesmo manter um conversação decente em voip.

    Comecei com um plano 3G da TIM de 1 Mbps com 40 Mb de dados por mês no celular e botei ele para funcionar como modem, para testar. Como as coisas pareciam ok, resolvi comprar o modenzinho.

    O plano é de 1 Mbps de velocidade com transmissão ilimitada de dados. Tenho medido a velocidade e a conexão varia entre 700 a 850 kbps, mas com uma impressionante estabilidade que acabou com a minha agonia para stream e voip.

    Abraço!

  2. edupel

    Pois é, já morei no centro e sei como é. O bacana da tecnologia sem-fio é que temos agora liberdade. E nada como concorrência para melhorar as coisas.
    Que bom o teu depoimento também sobre a velocidade. Eu tenho gostado da velocidade da Tim, minha única questão é que em alguns lugares o sinal é fraco. No site eles falam de um plano com 7 Mb. Não sei está ativo mesmo.

  3. Gilberto Consoni

    A Portabilidade numérica será muito boa neste aspecto de se trocar de operadora sem perder o número, mas há um pequeno detalhe quanto às vantagens de se dar preferência às ligações para telefones da sua própria operadora. Eu tenho um ótimo desconto quando ligo pra celular Vivo, mas quando é para celulares de outras operadoras o preço praticamente triplica. Não saberemos mais para qual operadora estamos ligando e isto deve mudar os planos oferecidos, já que a vantagem não será mais garantida. Tratando-se de empresas de telefonia no Brasil, provavelmente mudará pra pior. Os planos aqui são ridículos :/

  4. edupel

    Gilberto, esta é outra reclamação que eu tenho escutado demais. Nos planos para iPhone principalmente da Claro a quantidade de voz é quase que exclusivamente para ligações entre telefones da mesma operadora. Cada vez temos que ficar mais antenados. Mas a concorrência com a Portabilidade numérica vai fazer todo mundo se mexer mais, a esperança é a última que morre.

  5. Milton

    Exatamente isso, uso pouco o celular para ligar, uso mais pra da uma olhada na web, Msn, mandar um e-mail, depois mandar torpedo e por ultimo pra ligações, então tambem estava esperando um plano que desse essa prioridade, ai sim eu compraria o iphone num plano mais ao meu estilo, ou um pre-pago e colocaria esse plano dos sonhos. Semana que vem começa a portabilidade em Curitiba, vamos ver o que vai acontecer aqui, e se eu encontrar um plano neste meu estilo mudaria da Tim.