Android

t-mobile-g1-htc-dreamjpg

Há algum tempo que eu sigo o desenvolvimento do Android. Talvez o meu principal interesse é que ele se posicionou como um concorrente do iPhone e o pessoal do Google liberou o desenvolvimento de tudo dentro do aparelho, sem as limitação da Apple. Com isso, tem alguns cases bem interessantes que  são únicos da plataforma. Somente de uma turma do MIT saíram várias aplicações fantásticas.

Bom , eu já tinha instalado uma versão bem beta no meu N810, mas agora tive a oportunidade de mexer um pouco com o G1. Estou tentando comprar um modelo para desenvolveres, mas acho que vai demorar um pouco ainda. O hardware me pareceu um pouco tosco para os padrões da HTC, acho que poderia ser algo um pouco mais refinado já que a própria empresa tem aparelhos como o Touch HD e Diamond. Nem a nova versão G2 me parece ainda apurada. Ele não tem chip de aceleração de vídeo como iPhone, mas em compensação a câmera é um pouco melhor e o display muito semelhante. Vale lembrar, que ele também é “capacitative” como o iPhone, ou seja, funciona melhor com os dedos do que com canetas.

Na parte do software o caminho parece o mesmo, ele não tem um acabamento brilhante, mas é prático com bons toques na interface. Um deles, é o fato de agregar todas as mensagens de avisos no menu superior, que pode ser deslocado para baixo revelando assim os detalhes. Ele ainda não tem muitas aplicações pré-instaladas, mas já conta com inúmeras aplicações no Android Market. Na semana passada, começaram a ser vendidas as primeiras aplicações pagas. Talvez o principal ponto vencedor em relação ao aparelho da Apple é a multi tarefa real. Poder escutar uma rádio online enquanto se navega na Web é algo básico que o iPhone só faz de maneira limitada.

O interessante é o pontencial para o desenvolvimento futuro da plataforma, e isso ele tem muito. Neste ano vamos ter a propagação pela Europa e outros lugares do planeta. A chinesa Huawei e a TIM devem trazer uma versão lançada em Barcelona neste mês para o Brasil até o final do ano, assim como a Motorola e outras grandes. Vou estar de olho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Comments (

0

)