Laptop educacional

mobilis

O Brasil acaba de adotar o Mobilis, da empresa indiana Encore, para ser o Laptop usado nas escolas públicas. O governo vai comprar 150 mil computadores a um custo unitário de R$ 533,00.

Ok, a ação é muito bacana e este aparelho me parece melhor do que a alternativa anterior da Positivo. Mas pelo que eu sei o critério maior foi o preço. Tenho noção que levar o computador para um maior número de crianças deve ser o objetivo, mas porque não o famoso Laptop de U$ 100, o XO da ONG One Laptop per Child (OLPC). Ele está sendo adotado no Uruguay e em diversos outros países. Eu vi tanto este quanto o Mobilis pessoalmente e não da para comparar os dois projetos. Nada contra os indianos, mas se não é para ter um Laptop projetado pelas melhores cabeças do MIT porque não fazemos um com tecnologia brasileira. 

Posso estar sendo ignorante em relação ao projeto indiano, mas ele me parece muito pouco ergonômico. Como se leva este aparelho em uma mochila? Será que ao digitar no teclado os alunos não irão ter problema de coluna, já que a tela fica no mesmo plano? Além de menor, o Laptop da OLPC é feito de um plástico altamente resistente, com uma rede sem-fio Mesh e vários outros detalhes interessantes. Como ele está sendo vendido para o público final por U$ 199,00, não acredito que sem impostos ele fique muito diferente em termos de preço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Comments (

0

)