Ok, o upgrade do iPhone está saindo agora e neste momento posso escrever sobre ele. Antes, eu estava na regra da Apple de não divulgar detalhes do software. Estou usando ele há 3 semanas, sendo que 1 com a versão final. No geral todas as funcionalidades refinaram ainda mais o aparelho e, como eu falei aqui, pensar que várias destas funções podem ser instaladas na primeira geração do iPhone é algo que não da para imaginar no mundo da telefonia. Quem tem um iPhone oficial pode fazer o upgrade sem medo. Quem tem a primeira geração ou um 3G desbloqueado por software é melhor esperar o pessoal do Dev Team liberar as ferramentas.
Além de estar mais estável e rápido em todas as operações, ele me parece usar a bateria de maneira muito mais inteligente, o que tem resultado em uma vida muito maior. Antes eu não conseguia acabar um dia com o 3G ligado, e o push desligado, mas agora é tranquilo.
A função de copy and paste demorou mas veio de uma maneira super intuitiva e em todo o sistema. Da para pegar partes do texto no Safari e colocar em uma App de terceiros e vice-versa.
Pequenas reclamações antigas como o modo landscape em vários lugares, YouTube mais completo, mudança de conta na App Store, compra de filmes e log automático em redes WiFi de empresas que oferecem acesso ajudam muito no compito geral do aparelho. A busca universal foi super bem incorporada e acaba com um dos maiores trunfos do Palm Pre. A aplicação Voice Memo que a principio fazia tudo o que as outras já ofereciam tem um detalhe que acabei percebendo como matador: da para apertar o REC, sair da aplicação e usar o iPhone normalmente enquanto grava. Ótimo para tomar notas em uma aula, por exemplo.
O Internet Tethering (usar o iPhone com modem 3G) e o MMS vai depender de cada operadora, vamos ver como TIM, Vivo e Claro vão se portar. Até agora não temos noticias.
Um dos destaques para mim foi o Bluetooth Stereo. Agora posso usar o meu Motorola S9 sem problema. Quando tem uma ligação ele para e posso atender, da também para pausar e continuar a música. Só não entendi porque ele não aceita o comando para pular a música. De novo, a bateria se mostrou super valente.
Na realidade, além destes detalhes que eu comentei tem diversos outros pontos que estão disponível para os desenvolvedores, como a possibilidade de conteúdos streaming e push notifications. Esta última permite que seja enviados recados como texto de mensengers ou alarmes.
Enfim, é um super upgrade que eleva a usabilidade e vai diminuindo cada vez mais a lista das coisas que faltam para ser uma plataforma 100% completa. É isso que o foco em software que eu comentei há dois posts possibilita.
Deixe um comentário