Ontem instalei o iOS 4.2 no meu iPad depois de alguns minutos de meditação para ver se valia a pena. Mas, com o sistema 4 no iPhone tudo começa a fazer mais sentido. Usar o 3.2 no iPad parece algo muito primitivo. Bom, não me arrependi. Esta versão é só para desenvolvedores cadastrados na Apple e deve sair para o público em novembro.
De cara o iOS 4.2 vem com o multitasking e a possibilidade de trocas rápidas entre programas. Isso resulta em um ganho tremendo na produtividade. Além disso, dá para finalmente escutar uma rádio online em background enquanto se realiza outras tarefas. Os widgets do iPhone 4 agora se somam a um conviniente slider de brilho da tela e o botão de lock position do display, agora é a única forma de fazer isso. O antigo botão lateral, junto ao volume, agora é para dar mute no áudio, como no iPhone. Mais lógico pela experiência unificada.
Outra grande adição foi o dicionário para corrigir e escrever automaticamente palavras em português. Sinal que o iPad está mais perto do Brasil. Isto também aumenta a produtividade pois agora não é mais preciso acentuar a maioria das palavras.
Outro item que ainda não consegui testar é a possibilidade de impressão via WiFi em impressoras HP com ePrint ou em impressoras mapeadas no computador. Vou fazer testes em breve. Embora eu não imprima quase nada no meu dia-a-dia, é mais um item de dispensa do Laptop.
Outra questão interessante é que em cada vídeo ou áudio agora aparece o botão AirPlay que manda o conteúdo via streaming para uma base Aiport Express ou o novo Apple TV. Já foram anunciados alguns acessóriso de terceiros com a tecnologia. Acho isso demais, pois podemos escolher em qual monitor mostrar um vídeo, se o do iPad ou a TV que está na sua frente.
O único bug até aqui foi que alguns arquivos de email não abriram nos programas respectivos, mas nada que o GoodReader não desse conta. Uma só App, de VNC, não abriu, o resto rodou redondo. Este é apenas o Beta 1, vou atualizando a descrição do uso.
Deixe um comentário